Você está cometendo erros graves e está comprometendo os resultados do seu negócio e do seu perfil ao não definir seu segmento no mercado e não encontrar seu público-alvo!


Como consequência disso, você também tem dificuldades para configurar seu perfil do Instaeasy.

 

Para resolver estes problemas, confira este Guia Completo!


Nele, você descobrirá o passo a passo, com exemplos práticos, para identificar o seu segmento e encontrar o seu público-alvo no Instagram.


Depois de conferir esse Guia Completo, você também poderá aplicar essas estratégias nas configurações do seu Instaeasy.


Descubra o que É Segmentação e Público-Alvo no Instagram


1) O que é Segmentação de Mercado e Qual a Importância para Você? 


A segmentação de mercado consiste na divisão de seus potenciais clientes de acordo com os produtos ou serviços que você oferece.


Segmentando seu mercado, você tem uma visão mais clara e estratégica para quem o seu negócio é destinado.


Dessa forma, você consegue criar estratégias mais assertivas e eficientes.

Por exemplo, vestidos estão direcionados a um público “X” e camisetas polos estão direcionadas a um público “Y”.


Trata-se do mesmo produto “roupas”, mas de tipos diferentes..


Da mesma forma, os clientes que irão comprá-lo também possuem perfis e comportamentos diferentes.

Por isso, você precisa segmentar o seu negócio e entender o perfil das pessoas que têm potencial para comprar de você.


O que nos leva, então, à definição do seu público-alvo.


2) Passo a Passo para Você Definir seu Público-Alvo:


Por sua vez, o público-alvo é um recorte de pessoas que você determina como potenciais clientes para o seu negócio, baseado em características do seu público.


  • Idade;
  • Sexo;
  • Poder aquisitivo;
  • Classe social;
  • Localização;
  • Hábitos de consumo;


Como exemplo de definição do público-alvo, vamos supor que você trabalha com uma loja de roupas física de esporte masculinas, mais joviais.


Então seu público-alvo seria: Homens, entre 18 a 30 anos, residentes da sua cidade, com ensino básico completo, renda entre R$1300 a R$2500, apaixonados por futebol e que costumam comprar roupas em shoppings e lojas locais.


A definição do seu público-alvo pode levar certo tempo e esforço.


Por isso, faça pesquisas e reúna dados de clientes atuais, analise as informações e sempre observe!


Quando mais informações você conseguir reunir do perfil do seu público, melhor visão e conhecimento você terá deles.


Dessa forma, você poderá criar estratégias segmentadas, personalizadas para cada tipo de público.


Pois quando você leva a mensagem certa, na hora certa e para a pessoa certa do seu público-alvo, você se aproxima e a conquista, aumentando as chances dela se tornar uma cliente.


3) Como Encontrar seu Público-Alvo no Instagram? 


Agora que você já sabe quem é o seu público-alvo e as características dele, para fazer o perfil do seu negócio crescer no Instagram, você também precisa encontrá-lo dentro da plataforma.


Ao encontrar o seu público-alvo no Instagram, você poderá atrair mais seguidores que vão realmente se interessar pelos seus conteúdos.


Pessoas do seu público-alvo no Instagram são aquelas que vão engajar com o seu perfil e que vão comprar de você.


Por isso, para encontrar seu público-alvo no Instagram, responda às seguintes questões…


Passo a passo de como encontrar seu público-alvo no Instagram:


a) “Quais perfis as pessoas do meu público-alvo já estão seguindo no Instagram?” (Ex. Perfis de concorrentes, perfis de influenciadores e blogueiros da sua região);


b) “Quais hashtags o meu perfil costuma usar e pesquisar no Instagram?” (Ex. hashtags da sua cidade, hashtags relacionadas aos produtos que você vende e serviços que oferece);


c) “Quais locais o meu público frequenta?” (Ex. Pontos turísticos da sua cidade, restaurantes populares, clubes, estabelecimentos e lojas famosas, etc).



Por exemplo:


Vamos supor que você tem uma loja online de roupas esportivas para mulheres.


Logo, seu perfil pertence ao segmento de moda fitness feminina, composto por um público-alvo de mulheres que praticam exercícios e esportes.

 

No Instagram, pesquise por perfis que tenham um número grande de seguidores e que correspondam ao seu público-alvo.


Mas atenção!


 Não basta ter apenas número de seguidores.


Esse perfil também precisa ter engajamento, pessoas interagindo com os posts.


Neste exemplo, como o público-alvo são mulheres que praticam exercícios físicos, alguns exemplos de perfis que trarão bons resultados são:


Lojas concorrentes, academias, box de crossfit, lojas de suplementos alimentares, blogueiras e influenciadoras digitais fit.


Como, por exemplo, o perfil @gabrielapugliesi e a academia @smartfit:



 

É importante lembrar que você deve escolher perfis que estão relacionados a sua realidade.


Se a sua loja vende somente na sua cidade ou região, não é interessante usar perfis que possam te trazer seguidores de outros locais, já que eles não fazem parte do seu público-alvo.


O mesmo raciocínio usado para definir os perfis você deve aplicar aos locais e às hashtags.


Procure por locais que sejam frequentados por pessoas que correspondam ao seu tipo de público.


Alguns exemplos de locais são: academias, box de crossfit, restaurantes de comida fit, clínicas de estética, spas, etc.


Busque também hashtags que tenham engajamento e volume de pesquisas.


Hashtags que são realmente utilizadas pelas pessoas do seu público-alvo.


4) Configure o Instaeasy com suas Descobertas:


Agora que você já definiu o perfil e descobriu onde seu público-alvo está no Instagram baseado em perfis, locais e hashtags…


Você pode configurar o seu Instaeasy focando em resultados para o perfil do seu negócio!


É exatamente baseado nessas configurações de perfis, locais e hashtags que o Instaeasy irá buscar pessoas com quem interagir de forma automática.


Depois de reunir todas essas informações, basta adicioná-las nas configurações no app do Instaeasy.


Acesse também: Guia Definitivo de Configurações do Instaeasy


5) Interaja apenas com Pessoas e Ignore os Perfis Comerciais com o Instaeasy


Se outras empresas e lojas não fazem parte do seu público-alvo, você pode ativar a função Ignorar Empresas.




Ao ativar essa função, o Instaeasy para de interagir com perfis comerciais no Instagram e interage (seguindo e curtindo) apenas perfis pessoais de potenciais clientes.


Agora coloque em prática as dicas mostradas aqui no seu negócio para alavancar os resultados do seu negócio e do seu perfil!