Você pensa em usar o Instagram para alavancar suas vendas? 


    Para isso, é muito importante medir o desempenho do seu perfil. Dessa forma, você poderá entender se sua comunicação está correta, se suas publicações estão performando bem e se seu público está interagindo positivamente com seu conteúdo. Para começar, você precisa criar um perfil comercial. Se você ainda não migrou para uma conta de negócios, você pode conferir todo o passo a passo clicando aqui.


    Lembre-se de que, antes de fazer uma análise dos dados, é importante que você tenha claro qual é o seu objetivo e então utilizar os dados para descobrir se você está no caminho certo.

    Por exemplo: Se seu objetivo é ter mais engajamento com seus seguidores, o número de curtidas pode indicar se a postagem foi relevante para seu público ou não. Para acessar o Instagram Isights você deve clicar no icone em destaque na imagem abaixo:



Ao abrir a ferramenta, você poderá ver informações gerais sobre a sua conta, como:

  • Impressões: número de vezes que todas suas publicações foram vistas, lembre-se de que um usuário único pode ter visto sua publicação mais de uma vez.
  • Alcance: número de contas únicas que viram qualquer uma das suas publicações.
  • Visitas ao perfil: número de vezes que seu perfil foi visualizado.
  • Cliques no site: quantidade de cliques em seu site do perfil.
  • Cliques para e-mail: número de cliques para enviar um e-mail para sua empresa.

    


    Por meio desses dados, você consegue ver a quantidade de interações que seu perfil recebeu por dia, o que pode te ajudar a identificar um pico de atividade em seu perfil, ou descobrir qual o melhor diae hora para publicar seus conteúdos, por exemplo.


Métricas das publicações


    Para visualizar as métricas de suas publicações clique em Ver informações. Ali aparecerão filtros permitem que você analise seus posts de acordo com seus indicadores de performance para cada publicação.



Na parte superior, você verá os seguintes dados:

  • Likes: quantidade de usuários que curtiram o post.
  • Comentários: quantidade de usuários que comentaram no post.
  • Salvos: quantidade de usuários que salvaram aquela publicação.

A seguir, em Interações, você pode identificar as ações realizadas por seus seguidores com aquela publicação:

  • Visitas ao perfil: número de vezes que seu perfil foi visualizado.
  • Cliques no site: número de usuários que clicaram no link que está presente na bio do seu perfil.


    Na sequência, em Descoberta, é possível ver quantos novos seguidores você conquistou por meio daquela publicação. Além disso, você pode ver o alcance do post e o total de impressões, que são detalhadas por origem:



  • Página inicial: Número de pessoas que viram o post no próprio feed.
  • Localização: Número de pessoas que viram seu feed a partir de uma localização.
  • Perfil: Número de pessoas que viram o post no seu perfil.
  • Hashtag: Número de pessoas que encontraram o post por meio de uma hashtag.
  • Search & Explore: Número de pessoas que pesquisaram por palavras-chave ou encontraram seu post via pesquisa.
  • Outros: Posts em que seu perfil foi tagueado ou nos quais você foi mencionado, posts que foram salvos, posts que foram compartilhados via direct message e posts que aparecem na aba Seguindo, em Notificações.


    Você também pode acessar as métricas dos seus Stories. Com essas métricas, você pode analisar quais são os tipos de conteúdos mais interessantes para sua audiência, quais estão recebendo mais respostas, ou aqueles que estão fazendo seu público pular para a próxima história ou sair da sua página. Todos esses dados são muito relevantes no momento de planejar e criar a sua agenda de conteúdos.


Métricas dos seguidores


    Por último, mas não menos importante, o Instagram fornece as métricas relacionadas aos seus seguidores. Para visualizar, abra o Instagram Insights e clique em Público. Lá você encontrará as seguintes métricas:


Gênero e idade


    A distribuição de gênero e idade dos seus seguidores.



Localização


    Onde seus seguidores estão. Você pode identificar quais são os principais países e cidades em que seus seguidores se encontram.



Seguidores – horas


    Tempo médio que seus seguidores ficam no Instagram em um dia típico. Aqui, você pode identificar quais são os horários de picos de acesso e definir os melhores horários para publicar em sua conta.



Seguidores – dias


    Os dias da semana em que seus seguidores estão mais ativos.




Mãos na massa!


    O Instagram Insights é uma função muito útil e indispensável para acompanhar e monitorar os resultados dos seus conteúdos publicados no Instagram. Com as informações fornecidas, você pode planejar com antecedência e mais assertividade seus posts, entender quais tipos de conteúdos performam melhor, conhecer quem é seu público e criar estratégias específicas para ele, além de acompanhar a performance e desenvolvimento do seu perfil de acordo com os objetivos do seu negócio.


    Agora que você já viu todas as funcionalidades dessa ferramenta, que tal começar a utilizá-la hoje mesmo?